Seguindo a trilha do livro "Tecidos em Família", reunimos aqui, agora de forma interativa, fatos e boatos da família Saldanha, lá nas Gerais.
sábado, 15 de novembro de 2008
Meninas eu vi!
Perfil psicológico dos pescadores
Ângelo: virou meu ídolo. Alem de mandar pra xuxu, é quase inacreditável que é filho do Rabelo. Recebeu a todos com sobra de simpatia e paciência. E ainda teve que suportar a turma toda na sua casa, mesmo depois da escorregada de alguém chamando a sua atual mulher (Marcia) de a “Sétima” e também de outros a chamando de Marta. Foi duro.
Edson: É o mentor intelectual e financeiro do programa. Sem ele nada aconteceria. Entretanto como pescador quase foi para a segunda divisão. Se comportou muito bem mas falhou entregando os biscoitos de Pitangui pouco a pouco. Mas teve outro grande mérito. O mundo quebrando e ele não se abalou. A presença do Kassio e do Vandizinho dando conselhos financeiros evitou seu suicídio.
Edilson: Este mesmo pescando pouco não parava de rir. Também só fumava charuto cubano, bebia whisky escocês, o Breno seu filho resolveu trabalhar e assumir os famosos negócios do pai e ainda achou o Hermes que acreditava no que ele falava. Era só alegria.
Klebinho: Este foi sem duvida o filosofo de peso da turma. E que peso. Sua historias fazem a gente refletir muito porque nunca têm muito sentido e normalmente não significam nada. Me ensinou a pescar e eu pesquei mais do que ele. Acho que ele já está no fim de carreira. O ponto alto de sua participação foi ter provocado uma certa atração em um fazendeiro amigo do Ângelo que não deixou o Klebinho em paz.
Arnaldo: Calou a boca de muita gente que acha ele um cara difícil. Conversou, cantou, cozinhou e até bebeu. Ele perto do Tadeu e do Hermes é um Ghandi.
Rogério: Ficou tão preocupado com o Tadeu que nem pescar direito ele conseguiu. Pescou quase nada. Mas teve uma atitude heróica de dormir só de cueca para que pernilongos o mordessem e não o Tadeu, que já dormia de calça jeans e manga comprida. Recomendações dadas pela Karla e ele obedeceu direitinho.
Jose Maria: O nosso tocador de violão tava nas nuvens. Pena que tava com o escapamento solto e provocou um mau cheiro na chalana que o Pantanal vai custar a recuperar.
Kleber: O nosso Tiú pedia pra beliscar pra vê se ele tava vivo. Achava que tava no céu. Não fez esforço nenhum, comia tudo que pedia, bebia o que tinha sem ninguém chamar sua atenção. Acordava as 5:00hs todo dia achando que tinha que entregar jornal (força do habito de 49 anos). Deve voltar um pouco mais ousado já que quando a gente pescava ele aumentava sua cultura na chalana vendo filme pornô.
Kassio: Este foi a trabalho. Como estava em plena campanha, foi ao Pantanal para estudar o impacto do alcoolismo sobre o meio ambiente. Ficou bêbado todos os dias mas parece que a cidade de Pitangui não entendeu seu espírito civil e não o elegeu.
Em compensação pescou o maior peixe da turma, não pagou absolutamente nada no passeio e dizem que voltou com dólares pra tentar na próxima eleição.
Segue depois o comportamento do Hermes; Vandizinho; Euler, Tadeu, Ronaldo e Marcos.
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
domingo, 5 de outubro de 2008
Concurso: Amigo do peito ou amigo da onça?
Estão abertas as inscrições para os melhores casos e as melhores fotos da Pescaria dos Saldanha.quarta-feira, 1 de outubro de 2008
As últimas informações diretas do Pantanal confirmam que a pescaria dos Primos e agregados agora inclui também os penetras. Na foto acima identificamos Wandir Eduardo, filho do Hermes, que não constava na lista inicial.Mas o penetra mais espaçoso foi... adivinha...o Rabelo! Chegou de helicoptero. Fingindo ser um médico chamado para acompanhar os pescadores!!!
A confusão está tão grande que o Ângelo, entre uma operação "apagada queimada" e outra, passa pelo barco e lá de cima faz a contagem dos presentes. Mas o coronel prometeu juntar-se à turma essa tarde ficando até o final da pescaria (amanhã).
Na sexta, a programação em terra inclui um passeio na Bolívia, uma visita oficial ao Moinho de Cultura Latino-americano (um dos mil projetos que o Ângelo coordena). À noite, o primo corumbaense com a esposa Márcia recebe a todos em sua casa para a despedida final. A maioria embarca no sábado pela manhã.
Vejam as fotos. Notem por exemplo o semblante animado do Tadeu durante o mergulho coletivo, as barrigas, mas sobretudo, sejam otimistas: há peixes! E é Kléber que mostra a prova, numa pose toda orgulhosa.

domingo, 28 de setembro de 2008
Primeiras imagens da pescaria

sábado, 20 de setembro de 2008
Temos medalhista na família
Aviso aos pessimistas de plantão, que andam dizendo que a família está mal, despencando que nem cacho de banana: tem gente que vai muito bem obrigado. Que está indo para frente. E CORRENDO! Vejam as fotos:
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Rabelo apresenta Pantanal a Ingrid Guimarães
terça-feira, 2 de setembro de 2008
Eleitor: Kássio é a opção para Pitangui
Atendendo às orientações de nosso assessor jurídico Tadeu Tito sobre o dispositivo da Resolução 22.718/2008 do TSE, que trata especificamente da propaganda eleitoral na internet, retiramos a foto e o número do Kássio Lacerda do blog. Não queremos incorrer em possivel crime eleitoral e muito menos prejudicar o nosso candidato. Mas fica o aviso:
Com tantas opções e promessas, sempre ficamos em dúvida em qual candidato confiar nosso voto.
Para os que votam em Pitangui, a escolha é certa:
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Um aniversário com muita prosa, muita música e alegria e.. poucos peixes!
E os 89 anos do Vovô Quim foram comemorados com muita alegria! E sob a teimosia de que seriam 88 anos de vida, de acordo com o próprio aniversariante.... Contas à parte, a familía reuniu-se mais uma vez para contar casos, escutar música e festejar a vida!


Na primeira foto - o quarteto fantástico das 4 irmãs elegantemente reunidas! Elizeth, Karla e Marcinha posam no estilo "Caras"... estampando com glamour a alegria da festa! rs! O Tonho dá o seu apoio para aquelas que não prestigiarão a pescaria... ele também não vai!
E enquanto a música o Quim embalava... do outro lado da margem um assunto rolava! Afinal de contas, e a pescaria?! Estávamos todos reunidos, naquela ocasião em um pesque-pague, mas a quietude sobre o evento que se aproxima foi demais. O que estão tramando?
Sem muito tempo esperar, bastou para a outra margem olhar! E o inusitado aconteceu, não é que aquele com a vara na mão era o Tadeu? Sim! Ele, incentivado pelo Lucas do Klebinho, resolveu aventurar-se em nosso pesque-pague, ou melhor, resolveu treinar para não fazer feio na viagem!
De volta à música, lá estavam Tuca, Rabelo e Tita dominado o microfone, relembrando os encontros da família e o Quim animando! Muita cerveja, muita prosa, muita alegria e... pouco peixe! A turma curtiu mesmo foi o momento e o reencontro e as porções prontas do pesque-pague... ái de nós se dependêssemos de pescadores para comer um peixe! O Tadeu bem que arriscou, mas nada pescou!
Da festa ficou a alegria do reencontro, a doçura do festejo, a saudade de quem não estava ali e a esperança de novos anos de vida e mais comemorações!
Do carinho o Quim gostou, o lugar ele aprovou... só peixe ele de presente não levou!
(E ainda permanece o silêncio de nossos pescadores...)


Após o seu treinamento intenso, Tadeu – muito cansado de tanto pescar algas (sic!) – resolve saborear um belo prato! Mas, apesar da pescaria sem muitos resultados, o Tadeu diz não desistir da pescaria... o acabou gerando uma brincadeira com a Marcinha! Vejam só o que o Rogério fez! (Deixem a Karla ver isto!). E por último, fica um brinde para saudar os 89 anos do Vovô Quim e os misteriosos preparativos da pescaria que está cada dia mais próxima! Tim Tim!domingo, 31 de agosto de 2008
Enquanto a pescaria não vem... gaita e versos
Pelo silêncio dos pescadores, a coisa anda fervendo ou... afundando. Pelo silêncio dos que participaram da festa do Quim Ferreira, a ressaca foi brava e até agora não temos nenhum registro da festa. Para os que ficaram de enviar o material da campanha do Kássio Lacerda, avisamos que a eleição está chegando...Pelo jeito, todos estão levando a vida na flauta. Ou melhor, na gaita – em homenagem ao Nenê Saldanha. E para acompanhar, seguem os versos lidos no dia 08 de março, ocasião do lançamento do Tecidos em família.
Versos de Tita, com a colaboração de Márcia e Desirée, Karla
Pedimos atenção aos presentes
Para este momento especial
Vamos lançar Tecidos em Família
Uma história sensacional.
Convido a todos para lerem esta obra
Escrevê-la era o que Desiree mais queria
O livro traz casos, receitas e musicas
Além de muita poesia.
Considerando que muitos nunca leram um livro
Este tem letras grandes e muita fotografia
Assim ninguém vai ter desculpas
E poderá compartilhar da nossa alegria.
Desiree adora passear e conhecer vários paises
Como jornalista é obrigada a viajar
Sentindo saudades da família
Quis escrever um livro para boas lembranças guardar.
Para realizar este lançamento
Edson e Edílson garantiram a comemoração
Obrigada pelo gesto carinhoso
Agradecemos de coração.
Mas outras pessoas também participaram
Desta nossa grande empreitada
Com dinheiro, pesquisa ou organizando a festa
Ninguém ficou sem fazer nada.
Agradecemos de antemão a ajuda prestada
Mas temos uma triste informação a dar
Apesar de toda contribuição recebida
Ainda ficaram algumas contas sem pagar.
Muitos vieram de longe para esta festa concorrida
Outros só puderam mandar representantes
Os que pro céu já foram, se pudessem, aqui estariam
Mas presentes ou ausentes todos aproveitarão bastante.
Se escrever este livro foi um prazer
Difícil foi achar o local do lançamento
E eram tantos os palpiteiros
Quase foi preciso adiar o acontecimento.
Desirée acende a lâmpada do amor
Sempre realiza o que quer
E, por uma coincidência,
8 de marco é o dia internacional da mulher.
Desirée sempre nas férias vem a Pitangui
Visitando a família, os amigos e tocando violão
Bate papo com um e com outro,
Mas foi o Euler que conquistou seu coração.
Agradecemos a presença de todos
Mas esperamos que haja outros lançamentos
Com tantas historias e artistas na família
Um segundo volume é questão de tempo.
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Quim, o feio mas ajeitado que em breve faz novo aniversário!
Vejam como trabalha este Joaquim! Não se iludam pela foto! Adepto da ciesta, hábito nobre, ele costuma, depois das árduas horas de trabalho matinal, descansar ao som dos seus sabiás... Tudo para enfrentar mais um período vespertino de muita tarefa. E assim ele foi flagrado!
Estive com ele neste último final de semana e (pasmem!) ele resolveu até tomar banho, pentear os cabelos e colocar uma roupa nova e limpa. Até achamos que ele estava confundindo a data do próprio aniversário! Mas percebemos que, como ele é ainda um homem muito atarefado, ele preferiu iniciar com antecedência os preparativos para o dia do seu aniversário... Quem confundiu a data foi o amigo da família Clebinho, que até presente comprou e pelo Quim esperou...
Viajar para longe ele também não quer... e assim deixou todos muito preocupados: Como satisfazer o Quim? A Tia Loló teve a brilhante idéia, e convidou o Vovô Quim para um passeio no Pesque e Pague da redondeza. E não é que ele adorou?
Vale a pena aqui mencionar que Quim veio na família parar por causa das rezas de nossa querida Esther! Estas rezas nos trouxeram muitas histórias, muitos cafés, muitas baladas de violão... só não conseguiram trazer banho... Ah! Isto o Quim não quer não!
Falo em nome da família, sem medo de errar... Nós somos felizes porque com as histórias do Vovô Quim podemos contar!
Que sejam 89, 90... 100 anos de muitas histórias felizes, de muita luz e alegria para nosso Quim! E que a pescaria seja farta! Não podemos deixar de aqui celebrar a companheira que presenteou a família com o Quim. Deve ficar aqui registrado nosso carinho pela Tuca, que ao lado de Quim está e que domingo também irá comemorar!



.jpg)