sábado, 15 de novembro de 2008

Meninas eu vi!


Em consideração às amigas que, como eu, não foram convidadas para a pescaria, viajei para o Pantanal na última semana. Passei alguns dias embarcada, peguei uma lancha (contra a vontade do Angelo) e fui verificar se os meninos tinham se comportado direitinho. As notícias são boas. A não ser por arrotos e puns fedidos, ninguém deixou má impressão. Até os peixes gostaram...




Hermes e Euler

Hermes e Euler tiveram uma importante função na pescaria: desgustadores das bebidas!



Imagens que valem mil palavras



As fotos tiradas por Marcos Saldanha registram os bons e maus momentos da pescaria.







Perfil psicológico dos pescadores

Conheçam sobre e vejam as fotos dos pescadores. Autoria: especialista Marcos Saldanha que, nas horas vagas, trabalha para o FBI traçando perfis.

Ângelo: virou meu ídolo. Alem de mandar pra xuxu, é quase inacreditável que é filho do Rabelo. Recebeu a todos com sobra de simpatia e paciência. E ainda teve que suportar a turma toda na sua casa, mesmo depois da escorregada de alguém chamando a sua atual mulher (Marcia) de a “Sétima” e também de outros a chamando de Marta. Foi duro.

Edson: É o mentor intelectual e financeiro do programa. Sem ele nada aconteceria. Entretanto como pescador quase foi para a segunda divisão. Se comportou muito bem mas falhou entregando os biscoitos de Pitangui pouco a pouco. Mas teve outro grande mérito. O mundo quebrando e ele não se abalou. A presença do Kassio e do Vandizinho dando conselhos financeiros evitou seu suicídio.

Edilson: Este mesmo pescando pouco não parava de rir. Também só fumava charuto cubano, bebia whisky escocês, o Breno seu filho resolveu trabalhar e assumir os famosos negócios do pai e ainda achou o Hermes que acreditava no que ele falava. Era só alegria.

Klebinho: Este foi sem duvida o filosofo de peso da turma. E que peso. Sua historias fazem a gente refletir muito porque nunca têm muito sentido e normalmente não significam nada. Me ensinou a pescar e eu pesquei mais do que ele. Acho que ele já está no fim de carreira. O ponto alto de sua participação foi ter provocado uma certa atração em um fazendeiro amigo do Ângelo que não deixou o Klebinho em paz.

Arnaldo: Calou a boca de muita gente que acha ele um cara difícil. Conversou, cantou, cozinhou e até bebeu. Ele perto do Tadeu e do Hermes é um Ghandi.

Rogério: Ficou tão preocupado com o Tadeu que nem pescar direito ele conseguiu. Pescou quase nada. Mas teve uma atitude heróica de dormir só de cueca para que pernilongos o mordessem e não o Tadeu, que já dormia de calça jeans e manga comprida. Recomendações dadas pela Karla e ele obedeceu direitinho.

Jose Maria: O nosso tocador de violão tava nas nuvens. Pena que tava com o escapamento solto e provocou um mau cheiro na chalana que o Pantanal vai custar a recuperar.

Kleber: O nosso Tiú pedia pra beliscar pra vê se ele tava vivo. Achava que tava no céu. Não fez esforço nenhum, comia tudo que pedia, bebia o que tinha sem ninguém chamar sua atenção. Acordava as 5:00hs todo dia achando que tinha que entregar jornal (força do habito de 49 anos). Deve voltar um pouco mais ousado já que quando a gente pescava ele aumentava sua cultura na chalana vendo filme pornô.

Kassio: Este foi a trabalho. Como estava em plena campanha, foi ao Pantanal para estudar o impacto do alcoolismo sobre o meio ambiente. Ficou bêbado todos os dias mas parece que a cidade de Pitangui não entendeu seu espírito civil e não o elegeu.
Em compensação pescou o maior peixe da turma, não pagou absolutamente nada no passeio e dizem que voltou com dólares pra tentar na próxima eleição.


Segue depois o comportamento do Hermes; Vandizinho; Euler, Tadeu, Ronaldo e Marcos.

domingo, 5 de outubro de 2008

Concurso: Amigo do peito ou amigo da onça?

Estão abertas as inscrições para os melhores casos e as melhores fotos da Pescaria dos Saldanha.
Podem participar todos os 16 membros da expedição - escrevendo e enviando fotos para desiree_vix@yahoo.com.br
Não se preocupe com a pose ou com um portugês. Para tudo Mastercard dá um jeito. O importante é participar e ganhar o prêmio do concurso: uma outra pescaria, dessa vez no Rio da Onça, pertinho de Pitangui.
Animem-se. Qual o melhor caso? a onça do Marcos? o peixe do Kássio? o jacaré do Tadeu? os peixes Entupido? as histórias do Ronaldo? a sanfona do Adilson? o peido do Arnaldo?
Partilhem conosco, pobres mortais que não participamos dessa festa!

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

As últimas informações diretas do Pantanal confirmam que a pescaria dos Primos e agregados agora inclui também os penetras. Na foto acima identificamos Wandir Eduardo, filho do Hermes, que não constava na lista inicial.
Mas o penetra mais espaçoso foi... adivinha...o Rabelo! Chegou de helicoptero. Fingindo ser um médico chamado para acompanhar os pescadores!!!
A confusão está tão grande que o Ângelo, entre uma operação "apagada queimada" e outra, passa pelo barco e lá de cima faz a contagem dos presentes. Mas o coronel prometeu juntar-se à turma essa tarde ficando até o final da pescaria (amanhã).
Na sexta, a programação em terra inclui um passeio na Bolívia, uma visita oficial ao Moinho de Cultura Latino-americano (um dos mil projetos que o Ângelo coordena). À noite, o primo corumbaense com a esposa Márcia recebe a todos em sua casa para a despedida final. A maioria embarca no sábado pela manhã.
Vejam as fotos. Notem por exemplo o semblante animado do Tadeu durante o mergulho coletivo, as barrigas, mas sobretudo, sejam otimistas: há peixes! E é Kléber que mostra a prova, numa pose toda orgulhosa.











domingo, 28 de setembro de 2008

Primeiras imagens da pescaria


Na manhã de sábado, antes mesmo do barco sair, os nossos valentes rapazes já registraram seus primeiros troféus. Vejam as fotos.
No domingo, eles almoçaram em uma fazenda típica (cardápio: porco monteiro), pescaram e tomaram banho num lugar maravilhoso. Depois, para aumentar a emoção, chegou um helicóptero para levar o Ângelo, chamado às pressas para combater um incêndio.
No barco é só brincadeira algumas brigas também: do Marcos com o Tadeu e de todos com o Edson (porque eles escondeu todos os quitutes em sua cabine)!
A única notícia preocupante é que Rabelo vai se reunir com eles!
Mas, enfim, estão todos bem e já contabilizando os peixes, os casos e as ressacas!


sábado, 20 de setembro de 2008

Temos medalhista na família

Aviso aos pessimistas de plantão, que andam dizendo que a família está mal, despencando que nem cacho de banana: tem gente que vai muito bem obrigado. Que está indo para frente. E CORRENDO! Vejam as fotos:

É ela mesma: Edelweis Assumpção - mais conhecida como Vavade! Aquela que fala baixinho e está sempre sorrindo. Pois agora, ao invés de nos surpreender com bijuterias ou bolsas, ela só mostra medalhas.
Melhor que ir para frente e correndo ela anda chegando na frente de uma multidão. Foi a primeira em sua faixa de idade na na corrida da Adidas, 5 km, realizada em BH no domingo (dia 14/09). E essa é apenas uma entre tantas vitórias da nossa prima.

O Comitê Olímpico Brasileiro já fez contatos para convidá-la a integrar a equipe de atletismo nacional. Ela estuda a oferta. Temos certeza que não faltará torcida! E, evidentemente, quem se ofereça para ser seu empresário!




quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Rabelo apresenta Pantanal a Ingrid Guimarães


Para aqueles, além da turma da pescaria,
que desejam um dia conhecer o Pantanal
mirem-se no exemplo da atriz global Ingrid Guimarães (na foto, com Marisa Orth).
O próprio Rabelo apresentou-lhe o Pantanal. E não é papo de pescador. Leia no blog da artista

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Eleitor: Kássio é a opção para Pitangui

Atendendo às orientações de nosso assessor jurídico Tadeu Tito sobre o dispositivo da Resolução 22.718/2008 do TSE, que trata especificamente da propaganda eleitoral na internet, retiramos a foto e o número do Kássio Lacerda do blog. Não queremos incorrer em possivel crime eleitoral e muito menos prejudicar o nosso candidato. Mas fica o aviso:

Com tantas opções e promessas, sempre ficamos em dúvida em qual candidato confiar nosso voto.
Para os que votam em Pitangui, a escolha é certa:
Kássio do Zé Lacerda
Jovem, dinâmico e trabalhador. Conhece os problemas da cidade e tem disposição para buscar soluções.
E mais, contará com o apoio de toda família que tem engenheiros, advogados (muitos), psicólogos, artesãos, artistas etc - todos devidamente qualificados. Sem mencionar que a família possui possui um blog e já publicou um livro de grande sucesso.
Vote certo! Vote no Kássio!

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Um aniversário com muita prosa, muita música e alegria e.. poucos peixes!


E os 89 anos do Vovô Quim foram comemorados com muita alegria! E sob a teimosia de que seriam 88 anos de vida, de acordo com o próprio aniversariante.... Contas à parte, a familía reuniu-se mais uma vez para contar casos, escutar música e festejar a vida!


Na primeira foto - o quarteto fantástico das 4 irmãs elegantemente reunidas! Elizeth, Karla e Marcinha posam no estilo "Caras"... estampando com glamour a alegria da festa! rs! O Tonho dá o seu apoio para aquelas que não prestigiarão a pescaria... ele também não vai!

Animado e encantado pela múscia, Quim resolveu juntar-se aos músicos e fazer seus pedidos, dar sugestões e simplesmente escutar o bom som que trouxe as mais novas músicas sertanejas como aquelas antigas, típicas de nossos encontros em família. Neste hora, faltaram palavras e as lágrimas falaram por si... e por todos os 89 anos de vida do nosso querido Vovô Quim!


E enquanto a música o Quim embalava... do outro lado da margem um assunto rolava! Afinal de contas, e a pescaria?! Estávamos todos reunidos, naquela ocasião em um pesque-pague, mas a quietude sobre o evento que se aproxima foi demais. O que estão tramando?

Sem muito tempo esperar, bastou para a outra margem olhar! E o inusitado aconteceu, não é que aquele com a vara na mão era o Tadeu? Sim! Ele, incentivado pelo Lucas do Klebinho, resolveu aventurar-se em nosso pesque-pague, ou melhor, resolveu treinar para não fazer feio na viagem!

E por ali passou Aninha, Lucas, Fernanda, Kênia, Klébinho... muita prosa foi, muito tempo passou e nada de algum peixe morder a isca! Valeu pelo treinamento e por resgatar este assunto a tanto tempo adormecido, Tadeu!
De volta à música, lá estavam Tuca, Rabelo e Tita dominado o microfone, relembrando os encontros da família e o Quim animando! Muita cerveja, muita prosa, muita alegria e... pouco peixe! A turma curtiu mesmo foi o momento e o reencontro e as porções prontas do pesque-pague... ái de nós se dependêssemos de pescadores para comer um peixe! O Tadeu bem que arriscou, mas nada pescou!
Da festa ficou a alegria do reencontro, a doçura do festejo, a saudade de quem não estava ali e a esperança de novos anos de vida e mais comemorações!
Do carinho o Quim gostou, o lugar ele aprovou... só peixe ele de presente não levou!
(E ainda permanece o silêncio de nossos pescadores...)
Após o seu treinamento intenso, Tadeu – muito cansado de tanto pescar algas (sic!) – resolve saborear um belo prato! Mas, apesar da pescaria sem muitos resultados, o Tadeu diz não desistir da pescaria... o acabou gerando uma brincadeira com a Marcinha! Vejam só o que o Rogério fez! (Deixem a Karla ver isto!). E por último, fica um brinde para saudar os 89 anos do Vovô Quim e os misteriosos preparativos da pescaria que está cada dia mais próxima! Tim Tim!

domingo, 31 de agosto de 2008

Enquanto a pescaria não vem... gaita e versos

Pelo silêncio dos pescadores, a coisa anda fervendo ou... afundando. Pelo silêncio dos que participaram da festa do Quim Ferreira, a ressaca foi brava e até agora não temos nenhum registro da festa. Para os que ficaram de enviar o material da campanha do Kássio Lacerda, avisamos que a eleição está chegando...
Pelo jeito, todos estão levando a vida na flauta. Ou melhor, na gaita – em homenagem ao Nenê Saldanha. E para acompanhar, seguem os versos lidos no dia 08 de março, ocasião do lançamento do Tecidos em família.


Tecidos em família – o lançamento

Versos de Tita, com a colaboração de Márcia e Desirée, Karla
(empréstimo do computador) Elizeth (conservação e envio para o blog)

Pedimos atenção aos presentes
Para este momento especial
Vamos lançar Tecidos em Família
Uma história sensacional.

Convido a todos para lerem esta obra
Escrevê-la era o que Desiree mais queria
O livro traz casos, receitas e musicas
Além de muita poesia.

Considerando que muitos nunca leram um livro
Este tem letras grandes e muita fotografia
Assim ninguém vai ter desculpas
E poderá compartilhar da nossa alegria.

Desiree adora passear e conhecer vários paises
Como jornalista é obrigada a viajar
Sentindo saudades da família
Quis escrever um livro para boas lembranças guardar.

Para realizar este lançamento
Edson e Edílson garantiram a comemoração
Obrigada pelo gesto carinhoso
Agradecemos de coração.

Mas outras pessoas também participaram
Desta nossa grande empreitada
Com dinheiro, pesquisa ou organizando a festa
Ninguém ficou sem fazer nada.

Agradecemos de antemão a ajuda prestada
Mas temos uma triste informação a dar
Apesar de toda contribuição recebida
Ainda ficaram algumas contas sem pagar.

Muitos vieram de longe para esta festa concorrida
Outros só puderam mandar representantes
Os que pro céu já foram, se pudessem, aqui estariam
Mas presentes ou ausentes todos aproveitarão bastante.

Se escrever este livro foi um prazer
Difícil foi achar o local do lançamento
E eram tantos os palpiteiros
Quase foi preciso adiar o acontecimento.

Desirée acende a lâmpada do amor
Sempre realiza o que quer
E, por uma coincidência,
8 de marco é o dia internacional da mulher.

Desirée sempre nas férias vem a Pitangui
Visitando a família, os amigos e tocando violão
Bate papo com um e com outro,
Mas foi o Euler que conquistou seu coração.

Agradecemos a presença de todos
Mas esperamos que haja outros lançamentos
Com tantas historias e artistas na família
Um segundo volume é questão de tempo.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Quim, o feio mas ajeitado que em breve faz novo aniversário!

Uma pessoa especial, de muita prosa e que já foi motivo outras prosas aqui mesmo neste blog: Joaquim Ferreira da Silva, um senhor feio, mas muito ajeitado (nas palavras de nossa grande jornalista Desiree) e que embala a todos da família com suas histórias e sua música tocada ao violão, está prestes a comemorar mais um ano de vida.
Neste domingo (dia 24/o8), Joaquim, nosso querido Quim, completa 89 anos de idade! Foram anos de muita conversa, muito violão, muito trabalho (sic!) e poucos banhos...

Vejam como trabalha este Joaquim! Não se iludam pela foto! Adepto da ciesta, hábito nobre, ele costuma, depois das árduas horas de trabalho matinal, descansar ao som dos seus sabiás... Tudo para enfrentar mais um período vespertino de muita tarefa. E assim ele foi flagrado!

Estive com ele neste último final de semana e (pasmem!) ele resolveu até tomar banho, pentear os cabelos e colocar uma roupa nova e limpa. Até achamos que ele estava confundindo a data do próprio aniversário! Mas percebemos que, como ele é ainda um homem muito atarefado, ele preferiu iniciar com antecedência os preparativos para o dia do seu aniversário... Quem confundiu a data foi o amigo da família Clebinho, que até presente comprou e pelo Quim esperou...

Este ano, disse o Vovô Quim (para alguns Vovô Quim, para outros Tio Quim, pai, grande amigo...) que está muito cansado, foi muito trabalho e muita prosa ao longo de seus 88 anos anos... Ele não quer saber de festa, nem de baladação, quer mesmo é tirar o seu domingão para relembrar seus tempos de pescaria....
Viajar para longe ele também não quer... e assim deixou todos muito preocupados: Como satisfazer o Quim? A Tia Loló teve a brilhante idéia, e convidou o Vovô Quim para um passeio no Pesque e Pague da redondeza. E não é que ele adorou?
Então ele decidiu... "Vou passar meu aniversário aqui, pescando, comendo e proseando. Quer coisa melhor?" Só de pensar em pescar, Vovô Quim seus apetrechos foi juntar, e as várias histórias de sua vida começou a relembrar! Saudoso de suas aventuras como pescador, Joaquim até banho tomou!

Como não poderia deixar, Quim adora uma rede e mantém-se informado através da sua leitura diária do Jornal Estado de Minas... Mas todos sabem, que o que nos diverte são as histórias tão criativas e divertidas que sabe contar! Um cafezinho, um biscoito quentinho... um embalo na rede e muitos suspiros... É assim que Quim relembra tantos contos das pescarias, histórias em família e vitórias no bilhar!

Vida difícil de encarar! Neste domingo serão comemorados 89 de muita leitura, muito cafezinho e muita prosa! Não há quem passe pela casa da Tuca que não fique admirado com este simpático velhinho e com quantas histórias ele sabe narrar!

Vale a pena aqui mencionar que Quim veio na família parar por causa das rezas de nossa querida Esther! Estas rezas nos trouxeram muitas histórias, muitos cafés, muitas baladas de violão... só não conseguiram trazer banho... Ah! Isto o Quim não quer não!

Que foram felizes todos estes anos a sua presença conosco, não há como duvidar... Aqui deixamos nosso carinho e demonstramos que Quim queremos saudar!

Falo em nome da família, sem medo de errar... Nós somos felizes porque com as histórias do Vovô Quim podemos contar!

Que sejam 89, 90... 100 anos de muitas histórias felizes, de muita luz e alegria para nosso Quim! E que a pescaria seja farta! Não podemos deixar de aqui celebrar a companheira que presenteou a família com o Quim. Deve ficar aqui registrado nosso carinho pela Tuca, que ao lado de Quim está e que domingo também irá comemorar!