terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo!



Queridos primos(as), tios(as), amigos(as).  Este deve ser o blog mais desatualizado do mundo. Ou, pelo menos de Pitangui. 
Mas, mesmo não havendo postagens novas, as coisas continuam acontecendo. 
Tem gente passando no vestibular (parabéns a Joaquim, Arnaldo e Rogério! O investimento valeu a pena!).
Tem gente fazendo intercâmbio nos States (a Nádia tá toda prosa), tem gente vindo dos States para cá (puxa Beth, você devia ter organizado um festa de recepção).  Outros estão de trabalho novo (Márcia, segundo a tradição, o primeiro salário v. divide com a família!)
Bom, essas são as notícias que chegaram até mim. Quem quiser que conte outras!  
E 2010 vai terminando. Com algumas tristezas mas também com esperanças renovadas.
Para ilustrar a força da vida nada melhor que uma árvore. Não uma ávore qualquer, mas  a nossa árvore, que continua dando muitos frutos. E com imenso carinho e saudade compartilhamos com todos vocês o lindo texto  de Renato, numa homenagem a Tia José. Bom ano novo! Ótimos frutos para todos nós...
 
                                             Maria José Saldanha Lacerda 
Minha querida e eterna Vovó Maria.
Eu jamais imaginaria um futuro sem você, nem nos meus piores pesadelos isso passava pela minha cabeça. E agora isso se tornou real, você esta mais distante a cada dia que passa a saudade aumenta mais, penso em você, lembro dos sues gestos, lembro das suas palavras, sinto tanta sua falta do seu carinho vovó...
      Ahh...como era bom pode deitar com você depois que eu almoçava, como era bom chegar da aula e te ver rezando na sua cadeirinha de balanço e eu sem fazer barulho chegava por traz de você e te assustava e dizia: “- Benção vovó”. E você com um enorme sorriso dizia: “-Uai neguinho, é você que tá aqui? Chegou caladinho e eu nem vi...”
       Como eu queria ter te dado mais um abraço. E se eu soubesse que seria o ultimo, acho que não te soltaria nunca. Eu não te vejo agora, mas imagino suas expressões, sua voz, seu cheiro. E o amor que você me deu me faz sonhar com seu carinho.
      Eu acho que contei isso pra poucas pessoas, mas um dia sonhei com a senhora.  Vovó, sonhei que cheguei na sua casa e te vi, toda sorridente conversando com todo mundo, do jeito que a senhora fazia mesmo. Fiquei tão feliz!
       Não consigo ficar sem pensar em você, um dia se quer. De vez em quando cai uma lágrima, dá um aperto no coração. Que saudade vovó...
      Hoje completa um ano na sua ausência e amanhã como a senhora sabe, é aniversário da minha irmã. Olhe por ela e não deixe que nenhum mal lhe aconteça.
      Quero que saiba, vovó, que sempre te amei e sempre vou te amar, até o dia que Deus me levar ao seu encontro. O tempo que passei com a senhora nunca vou esquecer. E agora, no lugar de um beijo, deixo meu coração, porque aqui dentro você estará para sempre...
“Não sei por que você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristeza vou viver
Aquele adeus não pôde dar
Você marcou a minha vida
Viveu, morreu na minha história”

Renato Lacerda Megali         07/09/2010

 

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Ele não tem e-mail, nem seguidores no Twitter. Mas está na rede!

De quem estamos falando? De José Torres Lacerda. Ou tio Zé, para os sobrinhos.
Pois não é que ele foi homenageado no blog http://www.daquidepitangui.blogspot.com/.
Aliás, embora Lacerda não tenha e-mail nem Twitter, ele tem sim muitos seguidores: seus amigos, parentes ou simples admiradores.

Ficamos, sim, um pouco enciumados porque outro blog teve esta idéia primeiro que nós. Mas aplaudimos a iniciativa. Na postagem eles contaram como Lacerda, desde criança, foi um empreendedor. Trabalhou muito, montou seu negócio, hoje dirigido pelos filhos. Mas sempre encontrou tempo para dedicar-se a sua cidade querida, Pitangui. Foi político, animador da barraquinha, Jesus Cristo na Semana Santa, presidente do Clube, locutor oficial de tantos eventos...

E, além disso, sempre dedicou-se à família. Não apenas aos filhos, mas também aos 537 sobrinhos (de acordo com o último censo) que sempre encheram sua casa e seu sítio em Cardosos.

É verdade que, em Sua sabedoria infinita, Deus presenteou-lhe com um anjo: Maria José. Enquanto esteve entre nós, ela foi a companheira sempre animada, de todas as horas. Agora, lá do céu, ela é a inspiração de Zé Lacerda, para que ele siga sendo esta pessoa tão incrível.

Nós, filhos e sobrinhos, mais que reconhecer sua importância, queremos agradecer-lhe. Levaremos sempre em nosso coração o seu olhar cuidadoso que nos acolhia, da janela de seu quarto, depois das noitadas em Pitangui. Levamos, também, a generosidade com que nos recebia a cada dia, a cada férias. E sua dedicação de esposo e pai amoroso segue-nos inspirando-nos. Essas lições e outras tantas que nos marcaram profundamente queremos também ensinar aos nossos filhos.

Na homenagem ao Zé Lacerda, nos sentimos também homenageados. Porque somos seus filhos, amigos e sobrinhos e podemos compartilhar bem de perto desta vida tão incrível.

Assinam esta mensagem cunhados, filhos, netos, sobrinhos. Da antiga e da nova geração. Para mostrar nossa alegria em partilhar nossa vida com Lacerda, selecionei alguns registros nossos (com os mais bonitos, é claro).


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Marcos acaba de descobrir que além do Lula e do Mick Jagger, o Edson é um tremendo pé-frio. Ele foi ver o jogo do Galo, em BH, e o time perdeu. Foi para a África ver o Brasil e... deixa prá lá. Nem é bom lembrar.

Dica da Semana: Da Elizeth sugere que as donas e os donos de casa comprem o livro:“Nunca mais pergunte o que fazer para o almoço".Autoras - Maria Alice Bittencourt\Vânia Monteiro Vivalva - Editora – L.G.E Editora

sábado, 19 de junho de 2010

Procura-se Edson Silva

Encontra-se desaparecido desde blog o primo Edson Silva (foto ao lado), filho da Tuca e do Quim. A sua última mensagem foi postada em 3 de abril de 2009. Desde então o sujeito não deu mais notícias, palpites ou  fez alguma piada. Nem quando as primas e tias marcharam para Buenos Aires, seguras de que ele apareceria por lá para animar a turma e pagar um jantar – conforme prometera solenemente diante de várias testemunhas.

Há quem diga que o viu na TV, numa reportagem que mostrava um grupo de brasileiros desembarcando na África para assistir aos jogos do Brasil na Copa do Mundo.

Os mais antenados comentam que a crise econômica abalou fortemente os negócios do empresário e o vazamento de petróleo nos Estados Unidos foi a gota (de óleo) que faltava para ele abandonar o país e buscar outros campos de investimento.

Já os primos mais descolados comentam que Edson fez uma tatuagem, emagreceu e entrou numa turma de hippies saudosistas que acreditam firmemente que a Nova Era vai chegar em breve.

Desesperados mesmo estão os parentes, agregados e amigos pescadores que já contavam como certa a volta ao Pantanal. O Wandirzinho, então, está inconsolável.

Enfim, há várias versões para o misterioso silêncio do primo Edson. Seja qual for o rumo que ele tomou, no lugar parece não haver conexões de Internet para ele mandar uma noticiazinha sequer.

Pedimos a todos que se agarrem firmes com Santíssimo Sacramento, Padre Libério e Santo Antônio. Só este trio da pesada pode mudar esta situação e trazer o Edson de volta ao nosso blog.

Enquanto isso, nós daqui, vamos gritar juntos... um, dois, três: Edson, cadê você????

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Homenagem póstuma a Evaldo Lacerda

Tomo a liberdade de transcrever o texto preparado por um colega do Evaldo Lacerda, numa homenagem póstuma. Não apenas porque Evaldo era um pouco nosso primo, e todos sofremos com sua partida. Mas também porque o texto fala de nossas perplexidades diante da morte. Da sensação de espanto, raiva e da busca desesperada da esperança. Várias vezes, nos últimos tempos, vivemos tal sensação. Com o falecimento da Tia Maria José, do Tio Toni e do próprio Evaldo.  Por isso precisamos estar juntos. Para compartilhar as dores e saudades e, sobretudo, para tecer novos sonhos e esperanças. A foto ao lado, tirada da minha janela, fala-nos dessa esperança.  Beijos.


 Um grande nome mineiro

Nem bem o ano começou e ele nos abandonou. Foi no dia 22 de janeiro.
Perdeu a batalha pela vida, mas deixou uma importante marca: Evaldo Lacerda Vilaça.
Falar de Evaldo é prazeroso, assim como operar na sala ao lado e ouvir as indefectíveis frases:
“Querida, não saia da sala toda hora, apesar de se chamar circulante”,
“Apresente direito essa mama, pois não estou vendo”, e por aí iam outras reclamações durante o ato cirúrgico. Sua maneira de falar passava da repreensão à brincadeira e tudo terminava em boas gargalhadas.
Apesar da tristeza recente, ainda me pego sozinho dando risadas ao lembrar dos acontecimentos, seja no apartamento de hotel, que dividíamos nos congressos, seja durante as apresentações mas, principalmente, no café da manhã, quando suas abordagens eram realmente dignas de registro. No congresso na Bahia, por exemplo, ele trocou de lugar com a “baiana do omelete”.

Evaldo era, sem dúvida, a maior autoridade mineira em procedimentos complementares rejuvenescedores em cirurgia plástica.  Trazia beleza e satisfação a seus pacientes de uma forma única, praticando a modernamente chamada medicina baseada em evidências e calçada na ciência, junto de suas incansáveis horas de estudo e sua ligação cientifica com a UFMG.
Sempre nos víamos e trocávamos informações nessa área. Era nítida sua projeção em palestras por todo Brasil.
Um dia em que operamos na mesma clínica vi o guerreiro exaurido. Depois disso, telefonei e ele não atendeu. Então, senti um calafrio; receio confirmado depois,
com a notícia de uma internação hospitalar. Começava aí o calvário que consumiu a ele e a todos nós que o rodeávamos. Depois de sete meses de internação, o guerreiro perdeu sua última batalha.
Foi sua única derrota nesta curta estada conosco. Recebi a ligação de seu irmão, dizendo que o guerreiro calou, calou-se para sempre.
Neste momento, começo minhas indagações sobre a vida: será ela traiçoeira, que mais cobra que dá?
Será ela nos ensinando que o verdadeiro sentido somos nós que descobrimos?
Viver 10 anos a mil ou mil anos a 10?
Estudar muito e divertir pouco ou vice-versa?
Na verdade, um provérbio antigo chinês diz: “Quanto mais intensa a chama, menos dura a vela”.
Escrevo hoje com um misto de revolta e dor. Por que precisamos ir embora, por que temos que perder aqueles de quem gostamos? Mas na hipótese da longevidade se tornar real, quão chato seria viver muito com tudo igual!
Mas Evaldo ainda tinha uma grande estrada pela frente e contribuiria muito para a felicidade humana.
Era um ser especial, estudava e trabalhava para fazer os outros felizes.
Sua mente era inquieta e altamente produtiva e não deixava de alfinetar todo esse status quo atual.
Abandonou o conforto da linguagem, do entendimento e das raízes e rumou para o microcosmo dos íons e moléculas para trazer luz ao mundo do rejuvenescimento e da cirurgia plástica, em uma área em que somos tão frágeis hoje e que sofremos tantos ataques.
Voltou à sua terra natal maior do que saiu, mas ainda sim era o retorno do menino do interior às origens.
O irlandês George A. Moore disse: “Um homem percorre o mundo inteiro em busca daquilo que precisa e volta à casa para encontrá-lo”. Assim, o guerreiro de chama alta e mente inquieta, de mil anos a 10, voltava para casa em paz e para a paz que tanto procurava.
Que pena! Que dor! Que saudade!!!!!!!!!!!!!!
                                    Jorge Menezes

domingo, 9 de maio de 2010

Feliz dia das mães

Hoje, nossa homenagem a todas as mães.
Essas mulheres especiais que cuidam dos filhos, trabalham fora, decoram a casa, fazem unhas, preparam tira gosto para os maridos, ignoram a falta de educação deles (ou dos filhos), oram para o Santíssimo ajudar, correm para uma liquidação imperdííível, visitam a própria mãe, as irmãs e amigas, se desdobram, se multiplicam, tornam-se invisíveis ou onipresentes...
Além de abraçar seus filhos, tem braços para acolher os filhos dos outros.
E ainda por cima arranjam tempo para sonhar.
Para provar a versatilidade das mães,
a pedido reapresentamos a grande performance de Maria da Conceição,
que, com ardor, abraçou o Tango argentino e, é claro, o dançarino.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Tango, vinhos e fotografias

As cenas que vocês verão abaixo não são recomendáveis para maridos nem crianças. Sugerimos desligar a tela do computador quando eles chegarem.  Usamos aqui apenas as imagens publicáveis. Outras tantas estão sob análise. Não sabemos se serão usadas no blog ou para chantagem.

Esta é a história de uma viagem muito, mas muito cheia de emoções.

Foram tantas as surpresas, contas (em dólar e em peso), foras e confusões que um vulcão explodiu lá do outro lado do mundo.

Pior mesmo foi agüentar as explosões, digamos, de alegria, das companheiras de primeira viagem. Não podiam ouvir um tango e ver um dançarino, que logo se achegavam.

Por falar em chatagem, estamos aceitando doações para pagar as contas que ficaram penduradas (e as que vão chegar). A foto da Marcinha com a conta do restaurante na mão revela o desespero dela ao saber que ninguém mais tinha dinheiro – e o arrependimento: foi dela a idéia de ir comer no restaurante mais caro de Buenos Aires.

Assim voltamos para casa, quase inteiras e cheias de planos para uma próxima viagem. Neste resto de ano pagamos a conta, em 2011 enchemos (ou engordamos) o porquinho para 2012 embarcarmos novamente. Destino ainda incerto – mas TODAS as parentes e aparentadas estão convidadas.

Em breve mais notícias (de Buenos Aires e dos divórcios e falências no Brasil).

Enfim, como definiu bem a Tita, foi uma viagem de dois pesos (argentinos) e duas medidas.

Hasta a vista!






sexta-feira, 9 de abril de 2010

Urgente: Buenos Aires aí vamos nós

Preparem-se todas que vão e todos que ficarão

O dia está chegando. Estejam todas lindas e animadíssimas no aeroporto

Informações úteis

Chegada no aeroporto de Confins: Dia 15, às 10h30m

Previsão do tempo em Buenos Aires: Parcialmente nublado, com temperaturas entre 12 a 23 graus

Dinheiro: trocar 300 reais em dólar no aeroporto, para as despesas pequenas. Para as grandes usar o cartão de crédito (do marido, é claro)

Chegada ao aeroporto de BH (volta): Dia 18, às 23h10

O que levar:

- Passaporte ou carteira de identidade atualizada;

- Máquina de fotografar;

- Um dicionário em portunhol para as longas convesas com os argentinos (taxistas, porteiros do hotel, garçons, etc.);

- Roupas confortáveis e tênis para o dia e um casaco;

- Para as noites: um vestido esvoaçante para garantir o molejo do tango e não atrapalhar os passos do professor portenho.

Onde levar:

1- Numa pequena maleta para objetos de higiene e maquiagem, roupas de dormir comportadas (para transitar no hotel à noite e visitar umas às outras) e meias e casacos para as friorentas. ATENÇÃO: Shampoos e cremes devem ser despachados – não podem ir na bagagem de mão

2- E mais uma grande mala vazia, para trazer de volta cheia

sexta-feira, 19 de março de 2010

Que silêncio é este? Seria inveja?

Olá pessoal, algo muito estranho anda acontecendo.

Desde o anúncio da viagem das primas e tias para Buenos Aires paira um silencio absoluto.

Apenas Beth e Marcinha se manifestaram, mas elas não valem, pois se manifestam sobre qualquer assunto. Também a Élida escreveu e tentou ir conosco, mas no final não conseguiu fechar.

Queria saber: e as outras viajantes? Vão se falar alguma coisa ou estão ocupadas demais arrumando as malas?

E os homens? Como assim? Vamos para Buenos Aires e nem Edson, Tadeu ou Marquinhos vão fazer nenhum comentário sarcástico?

A opinião do Rogério já sabemos. Foi dada ao vivo e a cores. Por ele, iríamos todas para o Haiti!

Nem os filhos se ligaram para dar uma força às mães!

Enfim, ninguém vai falar nada? Tô começando a ficar com medo....

domingo, 7 de março de 2010

Confirmada a viagem das tias e primas a Buenos Aires

Acreditem, depois de alguns tropeços e muita torcida contra a tão prometida e desejada viagem das primas e tias à Argentina vai acontecer!!!

Algumas quase desistiram na última hora e foi preciso um "choque de tia Muzé" para que não perdessem o embalo e garantissem vaga no vôo com destino a cidade de Buenos Aires. Os impedimentos variavam de maridos desgostosos a filhos necessitados do acalento materno. Também houve aqueles que, usando de fina ironia, sugeriam que o grupo fosse para o Haiti, já que tratava de gente tão bem intencionada. Mas tudo foi superado com bastante sucesso.

O embarque está marcado para o dia 15 de abril de 2010 com retorno previsto para o 18 de abril do mesmo ano, apesar da D. Tita achar que deveria durar pelo menos 15 dias para compensar tamanha despesa. Aliás, não fossem as economias da Tita, que providenciou alguns empréstimos (inclusive para mim... mas já paguei!) não teríamos chegado nem até São Paulo.

As felizardas confirmadas até o momento são: Elizabeth, Nádia, Maria Conceição, Katia, Karla, Tita, Desiree e Marcia. E acabam de juntar-se ao grupo Élida e Marisa. Portanto, já são 10 mulheres da família Saldanha preparadas para curtir um fim de semana prologado nas terras portenhas.

O grupo se auto-denominou "Las locas", e, como o próprio nome já diz, promete muita alegria, confusão, risadas e, certamente, biscoitos, roscas irão escondidos na bagagem.

Telefonemas estão sendo trocados entre os membros do grupo e, também, reuniões estão sendo agendadas. Mas, a julgar pela organização do grupo, irão se encontrar só no aeroporto. Os próximos capítulos da viagem serão divulgados no blog, que também apresentará um diário de bordo com notícias e acontecimentos mais divertidos da tão esperada viagem. É isto é só um começo!!!

Estamos aberto a colaborações novas adesões! No nosso coração e em Buenos Aires há lugares para todAs. Do sexo feminino, bem entendido. Basta entrar em contato com Márcia ou Desirée.

E, para não dizer que não comentamos nada sobre esta última, vale dizer que ela vai a Buenos Aires de peito aberto, o que significa que agora tem 295 ml a mais e uma dívida com o médico. Que ocasião melhor do que esta para viajar para a terra do Tango?

Para terminar, algumas imagens que desfrutaremos durante a viagem. E a primeira foto dá uma idéia da animação de Desiree, agora em plena forma.


sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Alegria e emoção no verão de Pitangui

Chegou o ano novo!
Todos nós estamos ainda marcados pela perda da Tia Muzé e de outras mais recentes. Por isso mesmo é preciso fortalecer-se, encontrar sinais de vida e de alegria, enfim renovar a fé.
E nada melhor que as férias de verão em Pitangui, com muitas crianças na casa da Tia Muzé. As crianças são outras, mas foram acolhidas como nós mesmos formos um dia. Já os jovens, como sempre, tomaram sol na laje. Tudo sob o olhar atento do Tio Zé Lacerda cuidando para que nada faltasse. Nem os biscoitos de nata, agora preparados pela Kenia.






Na casa da Tita Tia houve teatro dos pequenos e música para os mais velhos. Enquanto isso, as jovens e lindas primas discutiam detalhes da viagem a Buenos Aires. Uma delas, a Kátia, inclusive0 ensaiou alguns passos de Tango, para não fazer feio. O Rogério que nos perdoe, mas vamos mostrar nossas qualidades nas terras portenhas. Sugerimos o Haiti para o próximo encontro dos homens.   





terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Um Sexy na Família!


E estas são as declarações do mais recente Sexy da família... Antônio Vieira, ou simplesmente Tõe. Nascido no dia 22 de dezembro de 1949, ele comemorou seus 60 anos no dia 26 de dezembro de 2009 e, por ter entrado para o grupo dos sexagenários, contou com a presença de convidados ilustres (e inusitados!).

O aniversário transformou-se em evento quando parou, nos arredores da casa da Tuca, um ônibus para lá de especial... Lá estavam - já em clima de festa - os queridos parentes de Pitangui/MG.

Ora, não é todo dia que podemos comemorar a estréia de um Sexy na família, muito menos com pessoas tão animadas quanto todas aquelas que vieram de Pitangui!

Não bastasse a alegria da chegada, a despedida desta turma foi para lá de engraçada, o Kleber, postou os cotovelos sobre a mesa e dali não queria sair (sob argumento de que estaria colado na mesa), acho que ele gostou tanto da festa que iria ficar por lá até se tornar um sexy também! A turma contou casos, sorriu, trouxe lembranças... e também um mascote, revista Palyboy e um berrante!


Até a Tia Conceição foi parar no ônibus, para conhecer a farra desta turma e também averiguar as condições do veículo para possível uso em alguma viagem das tias e primas... assunto, inclusive, discutido em outras postagens deste blog (seria uma pescaria ou uma viagem para a capital do tango - com direito a instrudor de dança caliente...?)

Além da farra promovida por toda turma de Pitangui, na festa do Tõe também estavam seus irmãos e irmã, sobrinhos, sobrinhas... amigos, filhas, esposa, todos desejando ao sexagenário muita saúde, sucesso nesta etapa tão Sexy de sua vida!

O nosso querido sexagenário ficou feliz com a presença de toda família... e de fato, se sente o homem SEXY depois de grandioso evento comemorativo!