domingo, 31 de agosto de 2008

Enquanto a pescaria não vem... gaita e versos

Pelo silêncio dos pescadores, a coisa anda fervendo ou... afundando. Pelo silêncio dos que participaram da festa do Quim Ferreira, a ressaca foi brava e até agora não temos nenhum registro da festa. Para os que ficaram de enviar o material da campanha do Kássio Lacerda, avisamos que a eleição está chegando...
Pelo jeito, todos estão levando a vida na flauta. Ou melhor, na gaita – em homenagem ao Nenê Saldanha. E para acompanhar, seguem os versos lidos no dia 08 de março, ocasião do lançamento do Tecidos em família.


Tecidos em família – o lançamento

Versos de Tita, com a colaboração de Márcia e Desirée, Karla
(empréstimo do computador) Elizeth (conservação e envio para o blog)

Pedimos atenção aos presentes
Para este momento especial
Vamos lançar Tecidos em Família
Uma história sensacional.

Convido a todos para lerem esta obra
Escrevê-la era o que Desiree mais queria
O livro traz casos, receitas e musicas
Além de muita poesia.

Considerando que muitos nunca leram um livro
Este tem letras grandes e muita fotografia
Assim ninguém vai ter desculpas
E poderá compartilhar da nossa alegria.

Desiree adora passear e conhecer vários paises
Como jornalista é obrigada a viajar
Sentindo saudades da família
Quis escrever um livro para boas lembranças guardar.

Para realizar este lançamento
Edson e Edílson garantiram a comemoração
Obrigada pelo gesto carinhoso
Agradecemos de coração.

Mas outras pessoas também participaram
Desta nossa grande empreitada
Com dinheiro, pesquisa ou organizando a festa
Ninguém ficou sem fazer nada.

Agradecemos de antemão a ajuda prestada
Mas temos uma triste informação a dar
Apesar de toda contribuição recebida
Ainda ficaram algumas contas sem pagar.

Muitos vieram de longe para esta festa concorrida
Outros só puderam mandar representantes
Os que pro céu já foram, se pudessem, aqui estariam
Mas presentes ou ausentes todos aproveitarão bastante.

Se escrever este livro foi um prazer
Difícil foi achar o local do lançamento
E eram tantos os palpiteiros
Quase foi preciso adiar o acontecimento.

Desirée acende a lâmpada do amor
Sempre realiza o que quer
E, por uma coincidência,
8 de marco é o dia internacional da mulher.

Desirée sempre nas férias vem a Pitangui
Visitando a família, os amigos e tocando violão
Bate papo com um e com outro,
Mas foi o Euler que conquistou seu coração.

Agradecemos a presença de todos
Mas esperamos que haja outros lançamentos
Com tantas historias e artistas na família
Um segundo volume é questão de tempo.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Quim, o feio mas ajeitado que em breve faz novo aniversário!

Uma pessoa especial, de muita prosa e que já foi motivo outras prosas aqui mesmo neste blog: Joaquim Ferreira da Silva, um senhor feio, mas muito ajeitado (nas palavras de nossa grande jornalista Desiree) e que embala a todos da família com suas histórias e sua música tocada ao violão, está prestes a comemorar mais um ano de vida.
Neste domingo (dia 24/o8), Joaquim, nosso querido Quim, completa 89 anos de idade! Foram anos de muita conversa, muito violão, muito trabalho (sic!) e poucos banhos...

Vejam como trabalha este Joaquim! Não se iludam pela foto! Adepto da ciesta, hábito nobre, ele costuma, depois das árduas horas de trabalho matinal, descansar ao som dos seus sabiás... Tudo para enfrentar mais um período vespertino de muita tarefa. E assim ele foi flagrado!

Estive com ele neste último final de semana e (pasmem!) ele resolveu até tomar banho, pentear os cabelos e colocar uma roupa nova e limpa. Até achamos que ele estava confundindo a data do próprio aniversário! Mas percebemos que, como ele é ainda um homem muito atarefado, ele preferiu iniciar com antecedência os preparativos para o dia do seu aniversário... Quem confundiu a data foi o amigo da família Clebinho, que até presente comprou e pelo Quim esperou...

Este ano, disse o Vovô Quim (para alguns Vovô Quim, para outros Tio Quim, pai, grande amigo...) que está muito cansado, foi muito trabalho e muita prosa ao longo de seus 88 anos anos... Ele não quer saber de festa, nem de baladação, quer mesmo é tirar o seu domingão para relembrar seus tempos de pescaria....
Viajar para longe ele também não quer... e assim deixou todos muito preocupados: Como satisfazer o Quim? A Tia Loló teve a brilhante idéia, e convidou o Vovô Quim para um passeio no Pesque e Pague da redondeza. E não é que ele adorou?
Então ele decidiu... "Vou passar meu aniversário aqui, pescando, comendo e proseando. Quer coisa melhor?" Só de pensar em pescar, Vovô Quim seus apetrechos foi juntar, e as várias histórias de sua vida começou a relembrar! Saudoso de suas aventuras como pescador, Joaquim até banho tomou!

Como não poderia deixar, Quim adora uma rede e mantém-se informado através da sua leitura diária do Jornal Estado de Minas... Mas todos sabem, que o que nos diverte são as histórias tão criativas e divertidas que sabe contar! Um cafezinho, um biscoito quentinho... um embalo na rede e muitos suspiros... É assim que Quim relembra tantos contos das pescarias, histórias em família e vitórias no bilhar!

Vida difícil de encarar! Neste domingo serão comemorados 89 de muita leitura, muito cafezinho e muita prosa! Não há quem passe pela casa da Tuca que não fique admirado com este simpático velhinho e com quantas histórias ele sabe narrar!

Vale a pena aqui mencionar que Quim veio na família parar por causa das rezas de nossa querida Esther! Estas rezas nos trouxeram muitas histórias, muitos cafés, muitas baladas de violão... só não conseguiram trazer banho... Ah! Isto o Quim não quer não!

Que foram felizes todos estes anos a sua presença conosco, não há como duvidar... Aqui deixamos nosso carinho e demonstramos que Quim queremos saudar!

Falo em nome da família, sem medo de errar... Nós somos felizes porque com as histórias do Vovô Quim podemos contar!

Que sejam 89, 90... 100 anos de muitas histórias felizes, de muita luz e alegria para nosso Quim! E que a pescaria seja farta! Não podemos deixar de aqui celebrar a companheira que presenteou a família com o Quim. Deve ficar aqui registrado nosso carinho pela Tuca, que ao lado de Quim está e que domingo também irá comemorar!

Treinamento e Pescaria

São tantas as histórias desta família que por alguns dias até nos esquecemos da famosa pescaria.... Mas não é pelo fato de os preparativos não estarem escritos nas linhas deste blog, que eles não estejam caminhando a todo vapor!

Fontes para lá de confiáveis informaram que dois irmãos estão em treinamento intenso para a fatídica pescaria. Nossos paparazzi captaram alguns destes momentos:


1) Aqui os irmãos Edson e Edilson disputam quem será o vencedor da categoria Maior Peixe. Muito preocupado com a disputa, Edilson prefere que o irmão faça a medição dos "pescados" enquanto ele se prepara para a categoria Maior Golada (de cerveja, é claro!)


2) Implacáveis eles seguem intensos em seus treinamentos! Agora foram flagrados no teste de velocidade de fuga de tubarões (de água doce!) e localização em águas fartas...

Note-se que o paparazzo neste caso foi o Edilson, ele nos enviou a foto do irmão sob pretexto de incentivar os outros participantes da pescaria. Quanto à negociação da compra e venda da foto, materemos sigilo.


3) A fase mais intensa do treinamento... E como sobreviver nas matas se o biscoito acabar? Como serão os dias se a cerveja esgotar? E se os peixes fugirem? E se o baralho se perder? Como será se o violão desafinar? E se a canoa furar? A chalana sumir? Como passar o dia sem bolas de carne, rosca e café? Neste momento Edson demonstra destreza e despojamento ao instruir os outros participantes a sobreviver com aquilo que a natureza oferece de melhor... Mas ainda me pergunto: "É uma maçã?"

Aguardamos mais informações de nossas fontes confiáveis e estamos ansiosos por mais imagens de nossos participantes nesta jornada de treinamento para a grande pescaria da família!

sábado, 9 de agosto de 2008

Rolando Boldrin e nós

Para quem pensa que só eu e meus parentes tocadores de viola não aprenderam nenhuma música nova nos últimos 10 anos, deviam assistir ao show do Rolando Boldrin.

Eu assisti. Foi ontem à noite. Parecia que havia entrado no túnel do tempo. Todas canções apresentadas estavam na fita cassete que eu tinha – isso mesmo, anos 80, tempo da fita cassete! Para se ter uma idéia, a primeira música tocada foi: “Faca de ponta”! Entre uma música e outra, dá-lhe casos. Lá pelas tantas, cantou “Meu violão em seresta...”

Apesar da nostalgia que me invadiu, matutei: contar casos e cantar modas antigas isso nós também fazemos! E pensei que podíamos montar um show de talentos. Dos nossos talentos!

Mesmo e apesar de tantas notícias sobre doenças precisamos manter a fé e a alegria. Até porque, como nos ensina Seleções Readers Digest, rir é o melhor remédio...

Onde seria o show? Talvez no “casamento” da Maria José e Zé Lacerda.
Quando? Não sabemos a data. Segundo a noiva depende dos “meninos da Tuca” marcarem sua ida para o Natal. Sem comentários...

Anyway, os meus dois números já decidi: vou cantar os mega-sucessos “Faca Amolada” e “Violão em Seresta”!

Como no final do ano já terá acontecido a pescaria, alguém pode promover uma contação de casos (em forma de versos, jornal, programa de rádio, o que seja) e a exibição das melhores imagens (Edson, por favor, providencie um super projetor em três dimensões). Entre uma apresentação e outra, comemos um tira-gosto. Feito por quem?

Deixo a idéia plantada. Peço desculpas pelo sumiço (que ninguém reparou): mas eu tirei férias!

E, para não colocar um música que todos conhecem, encerro a mensagem com a piada do "Padre e o menino" contada por Rolando Boldrin (desculpem se já a conhecem). Bom final de semana

http://www.youtube.com/watch?v=o6oF5KPMnFY