terça-feira, 20 de maio de 2008

Algumas notícias boas, outras nem tanto

Passei pouco mais de 48 horas em BH, no último final de semana. Tempo para colher notícias, matar as saudades e descobrir que muitos ainda não conhecem nosso blog nem estão na lista. Também, é claro, deu tempo para ouvir muitos palpites.Marcos e Márcia, por exemplo, querem mais interatividade e rapidez nas nossas comunicações. Vamos otimizar nossa lista de e-mail e não depender só do blog. Vou tratar desta parte com a Fernanda...

E para já começar o caráter de “serviço” em nossas mensagens, aqui vai o primeiro pedido: quem pode comprar duas entradas (uma inteira e uma meia) para o jogo Brasil x Argentina em BH? Euler e Pedro querem ir, mas precisamos de uma ajuda de alguém daí. Prometemos pagar direitinho, em algumas prestações...

Acabam de ser anexados à lista Netos de Esther: Everson Saldanha (neto do Tio Zezé), João Lacerda (marido da Nádia), e a tropa da Maríla Portella: ela, o Adilson e Daniele. Sejam bem-vindos, mandem notícias e comentários sempre, pelo blog ou e-mail!

O Marcos, depois de um milhão de tentativas, finalmente conseguiu postar um comentário. E ele entrou batendo de frente com o movimento das primas que defende o cancelamento da pescaria por achar o programa machista demais. Sintam o clima:

Caso continuem c/ este movimento de derrubar nossa humildizinha pescaria, nos vamos contratacar convidando o Quim, o Zé Lacerda, o Neném, o Rabelo, o Hudson e quem sabe até o Ze Assunção pra ir junto com a gente. Vai ser uma me... mas não vai sobrar um homem na família e ai vcs vão ficar desesperadas. E nos temos um apoio feminino muito importante que é a Dra Márcia Portella. Tá certo que ela luta em causa própria, mas ela não abre mão desta pescaria (já comprou até a passagem de ida para o Tadeu). Marcos

Muitas outras histórias e impressões foram recolhidas em BH. Algumas emocionantes, como sentar-se outra vez na mesa da Tia Tita, encantar-se com a garra de viver do Tio Mauro que, mesmo sem falar e em cadeiras de roda, tem olhos que ainda brincam...

Outras histórias são mais absurdas, por exemplo: descobri que Tadeu-o-agregado-mais-metido-de-todos é fã descontrolado do Fábio Júnior.

Bom, mas isso eu conto depois...

Termino partilhando vocês uma notícia triste, que recebi ontem: o estado de saúde do Tio Toni piorou muito nas últimas semanas. Ele está inconsciente e, segundo Ilma, há poucas chances de reverter esse quadro. Vamos nos unir em orações com a família de nosso tio, que vive em Mato Grosso do Sul.

domingo, 11 de maio de 2008

Maria José volta à escola (final)



Na escola, Maria José foi muito bem acolhida e, na sala, evidentemente, era a mais animada (para o desespero da Karla).

Já o desempenho escolar não era tão animador assim. Por isso precisou da ajuda dos parentes e amigos. A Rosilda, por exemplo, era a professora particular de matemática. Nas matérias que não conseguia aprender, Maria José dava um jeitinho.


E é aqui que eu entro nesta história: tornei-me a escrevedora oficial de redação da minha própria tia! Em inglês, a sua ghostwriter! (é assim mesmo, Edson?).E a cada vez que eu ia a Pitangui, era obrigada a deixar vários textos prontos, para atender a qualquer tema que fosse proposto pela professora.

E escrevia redações intituladas “O que eu gosto em minha cidade”, “Minha família”, “As férias”, entre outras, sempre fazendo-me passar pela Maria José. A professora de Português, é claro, ficou muito animada com sua aluna temporã. Tinha capacidade de expressão e o domínio da gramática! Nota 10!

Foi assim que Maria José, com muita garra e algum jeitinho, conclui o ginásio. Tão empolgada ficou com o sucesso que se matriculou no Curso de Magistério!

“Mas aí já demais! Será que depois vai querer trabalhar fora também?”, gritaram todos.

Com tanta pressão e palpites, além da cozinha que nunca mais ficara arrumada, ela acabou desistindo dos estudos antes de terminar o primeiro semestre.

Disse que fez as contas e descobriu que se formaria justo na idade de aposentar. Por isso, desde então resolveu aprimorar-se na arte de fazer biscoitos, roscas e doces.

De todas as formas, Maria José escreveu seu nome como a melhor, digo, a mais animada aluna na história da família e da escola de Pitangui!

(Hoje, dia das mães, essa história tem um sabor especial. Nosso abraço às filhas da Esther, que se tornaram mães maravilhosas, amando e cuidando não apenas de seus filhos, mas também dos sobrinhos. E esse jeito especial de ser mãe vai passando adiante, para as netas e bisnetas de Esther. Parabéns!

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Pescaria pode ser cancelada

A tão esperada pescaria no Pantanal corre o risco de cancelamento. Vários tipos de contratempos, aborrecimentos e reclamações foram registradas nas últimas semanas, especialmente após a notícia ser publicada neste blog, com a foto do barco.

Uma das razões para o possível cancelamento é a viagem da Eloisa Silva até Corumbá. Como alguns devem saber, Eloísa Silva foi convidada por Ângelo Rabelo para ministrar uma oficina de patchwork no Moinho Cultural. Acontece que, por uma dessas incríveis coincidências, a única data que Eloísa Silva tem livre é, justamente, a da semana da pescaria! Para acompanhar a monitora, Ângelo Rabelo, o Guia Principal, deverá cancelar sua participação no passeio – o que certamente será um perda inestimável.

Como Eloísa não está acostumada a viajar sozinha, pediu que a prima Desirée lhe acompanhasse. Ela aceitou entusiasmada, mas isso significa que Euler deverá ficar em casa cuidando das crianças.

Também há notícias que Adriana do Marcos foi convidada para o seu 130º curso em Londres, coincidentemente na mesma semana da pescaria! Ela, é claro, aceitou entusiasmada. O Marcos, sempre solícito, já se ofereceu para ficar com as crianças.

Por outro lado, Elizeth Silva, a psicóloga da família, identificou sinais de machismo profundo na programação da pescaria e, especialmente, na definição dos participantes. Iniciou, então, uma campanha contra, pelo próprio blog. O objetivo é convencer as primas a proibirem seus maridos de participar. Já há um comício agendado no Sítio do Zé Lacerda, e a Lu, do Kleber, vai garantir toda a parte legal do evento.

Ou seja, precisaremos aguardar essas reuniões, definições de convites e outros aborrecimentos para decidir, enfim, se o barco sai ou não sai!

(Escrevo do Rio de Janeiro, onde estou aproveitando o feriado. Caso não contraia a dengue e nem haja muitas reclamações sobre este artigo, voltamos na próxima semana com o final do caso da Maria José).