sábado, 28 de junho de 2008

A pescaria tá bombando!

Como diria o macaco Simão, a pescaria tá bombando! Entra água prá tudo que é lado – o que é bom para os peixes e mal para os pescadores.

Semana retrasada teve reunião com direito a ata e testemunhas. A repercussão do encontro foi tão grande que atrapalhou a concentração dos jogadores brasileiros que, no mesmo dia, também em Belo Horizonte, precisaram encarar a Argentina.

Na ocasião, a Márcia e o Marcos conseguiram uma rebarba do Edson e assistiram a peleja do camarote das autoridades. Entre elas estava, o Luciano Huck (?!?!). Tia Tita comentou que Marcinha nem viu o jogo, mas está a par das últimas modas globais e, com sorte, cava um lugar na próxima novela das sete.
Com tanta bola fora (dos pescadores e dos jogadores) o único que levou cartão vermelho foi o Tio Rabelo. Muito solícito ele usou o velho truque de oferecer seu carro (zero, como faz questão de esclarecer) para levar a turma ao Pantanal. O golpe não colou. Afinal ele negociava com os filhos do Quim Ferreira e do Mauro Portela – o que não é pouca coisa.
Mas o assunto não encerrou e inúmeros e-mails circularam durante a semana. O melhor deles, escrito pelo próprio filho do generoso motorista, se encarregou de orientar os pretensos caroneiros sobre os cuidados necessários para embarcar. Resumo da mensagem: esporte de risco é passeio no jardim, perto de uma viagem com o Rabelo.
Conversa vai e conversa vem – parece papo de pescador – as mulheres da família seguem progredindo. Para todos os lados, diga-se de passagem. Houve quem fosse aprovada para o curso de Mestrado. Houve quem pusesse silicone. Mas também há retrocessos nesse campo. Descobri que a falta de participação de algumas primas deve-se ao fato de que elas não sabem mandar e-mails. E muito menos inserir comentários no blog. “Faz blog quando manda?”, perguntaram.
Pensando bem, se vai haver troféu na pescaria, eu é que mereço um prêmio. Além de ficar buscando as novidades, ouvir reclamações, sofrer pressões para não contar quem colocou silicone, eu ainda preciso dar aulas de informática à distância. Pode?

Não é mole nem a gente goza... E no final de semana, curtam a belezura da família








domingo, 22 de junho de 2008

Família lidera no ranking dos comerciantes



A Organização Mundial de Comércio em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acaba de realizar uma grande pesquisa nacional. No levantamento os Saldanha (incluindo agregados) despontou como a família com maiores investimentos em comércio no Brasil.

Evidentemente, a pesquisa não levou em conta o faturamento dessas iniciativas. Ou seja, nos ganhamos apenas no quesito variedade e, é claro, no de empreendedorismo. Rica a família não ficou. Mas, ainda assim, os técnicos do IBGE ficaram admirados com tanta iniciativa. Vejamos:

A família da Maria José foi campeã com sua rede de lojas na cidade de Pitangui. A do Zé Lacerda inclui seções de papelaria, armarinho, presentes, entre outros. Em anexo, está a banca do Kleber, sempre com as publicações mais importantes do país. Logo abaixo, a loja da Karla que veste o público infanto-juvenil da cidade e da própria família. Não podemos esquecer que antes havia o açougue de Elder e Kênia (que por sinal já teve uma butique). A pesquisa também identificou a entrada da família para o ramo de insumos agrícolas, com a loja do Kássio. Mas, se contarmos os supermercados e fazendas dos genros do Lacerda, a família é forte candidata ao prêmio mundial com a super Rede K. Favor não confundir com Redecar.

Com muito menos pessoas, a família da Maria da Conceição também teve destaque no ramo do comércio. Em primeiro lugar, é claro, está a venda de serviços odontológicos do Zé Assunção – uma tradição no eixo Pitangui-BH-Martinho Campos. Tradição que foi seguida pelo filho Hudson (cuja esposa Perpétua é proprietária de um importante salão de beleza na cidade). A Nádia e a Edelwais, com tantas habilidade artísticas, circulam no universo fashion com produtos diversificados. Já venderam roupas, bijuterias e, mais recentemente, fazem belíssimas bolsas femininas.

Na casa da Tuca o comércio de bens e serviços também é forte. Começou com a sapataria do Quim que, mais tarde, resolveu fabricar chumbinhos para pescaria. Beth e Tonho, como sabem, têm uma ampla loja de produtos automotivos, em Divinópolis. Nos últimos anos, Eloisa resolveu assumir de vez sua vocação para o ramo da decoração e montou uma fábrica de produtos em patchwork. Já os irmãos Edson e Edilson são conhecidos consultores financeiros e ampliaram as atividades familiares para outros países.

Na casa do Rabelo, nenhum dos filhos vende nada. Em compensação o pai vende qualquer coisa. Como filha, já testemunhei seus negócios variados, por exemplo, com radinhos de pilha do Paraguai, rapadura da roça, sapatos de Nova Serrana, serviço de transporte numa Kombi velha etc. Em Mato Grosso do Sul, junto com o irmão Toni, tocou uma imobiliária. E agora, com quase 75 anos, continua gostando de fazer negócios, e tem investido na área de carros usados.

Na próxima semana segue a lista. Conto com a colaboração de vocês para corrigir e completar as informações sobre outros irmãos. Lembremos sempre que se trata de uma brincadeira, um jeito de estar juntos, de nos conhecermos melhor.

domingo, 15 de junho de 2008

Sim, existe vida inteligente na família!

Foi muito difícil encontrar alguma alma mais sábia na família. A falta de modéstia de Esther Saldanha, de seus filhos e netos sempre camuflou a verdadeira situação. Isso é, todos têm ótimo papo (vide a Maria Conceição), espertos (é o Nenê Saldanha) e são até bem apessoados (sou eu...) Mas quando a gente espreme mesmo, vê que é pura embromação.

A esperança está nos bisnetos. Também, com tanta evolução era de se esperar que se resolvesse tal problema. E a prova disso veio do Victor, filho do Marcos Saldanha. Ele teve um texto publicado no best seller Tecidos em família. E agora apresentamos outros dois textos também de sua autoria.

Mas é bom que fique claro que seu talento é pura engenharia genética. Nada de puxar o pai, que infelizmente, apesar de construir pontes, não consegue articular uma reunião com os amigos da pescaria. Basta ler a mensagem que ele enviou para seus companheiros marcando uma reunião. Não tem data, local, nenhuma informação precisa:

Estou convocando os homens "cabramachos" que estão indo a pescaria para uma reunião em BH para discutirmos dois assuntos: 1º) Extensão do tempo na pescaria (passar de 7 dias para 10 dias); 2º) Votar a possibilidade de na volta passarmos em Foz de Iguaçu/Paraguai, para descansar (3 dias só) e jogar um pouquinho em algum cassino (por que ninguém é de ferro. Favor confirmar presença e levar cachaça, fumo e cigarro de palha. Baralho e pó de mico, eu tenho.
Marcos Saldanha (09/06)


Postado por Anônimo no blog Tecidos em família em 9 de Junho de 2008 12:49

Já os textos do Victor, publicados abaixo, são pura encanto. Retratam a passagem de uma criança para o mundo da adolescência, com suas belezas e desafios... Desfrutem:

Portas para o Mundo Mágico

Há muito tempo a humanidade se fascina com esse mundo mágico. O que realmente a humanidade procura nesses contos?
Como uma forma de exercer seus pensamentos imaginários, os contos maravilhosos estão sempre ganhando espaço nos cinemas e nos livros, passados de geração a geração. Quem nunca ouviu falar de Don Quixote, Rei Arthur, Cinderela entre outros?
Atualmente os contos maravilhosos fazem um extraordinário sucesso, Harry Potter, Senhor dos Anéis, Nárnia também nos levam a outro mundo, um mundo que nos fascina e nos faz pensar que tudo é possível.
E nós sabemos que, enquanto o bem vencer o mal, o príncipe matar o dragão , a bruxa cair no caldeirão o portão do mundo mágico nunca irá se fechar.


Para meu amigo Victor
Vamos Victor tem muito o que fazer
Passe pelos difíceis caminhos da escuridão
Vamos Victor siga esta canção
Vamos Victor tem muito o que fazer
Tu estás no seguro caminho que te leva a ser este menino
Vamos Victor! Pois tem muito o que fazer... ~

Victor Ceolin Portella Nunes - 7ª A - Colégio Santo Antônio

sábado, 7 de junho de 2008

Naquelas mal traçadas linhas...


Vasculhando papéis antigos, descobri uma carta que Marcos me enviou, quando eu estudava na Espanha. Já estávamos na era dos e-mails, mas ele se mantinha firme no papel e na sua habilidade de prosear, ainda que por escrito. Leiam, divirtam-se. E se alguém souber o resultado das duas CPIs mencionadas, favor dividir conosco.

Oi Dê,
Quem diria, ein? Uma prima estudando e morando na Espanha. É a família Saldanha se espalhando pelo mundo! Agora ninguém segura “nóis”!
É tanta coisa para escrever... Mas você me conhece e sabe que não é do meu jeito. Eu gosto é de “apimentar” os textos, como a gente fazia antigamente, lembra? Por isso tornei-me dependente de sua habilidade nas redações. Portanto, ao receber esta carta, faça uma geral, me mande de volta que eu torno a remeter novamente, oK?
Sei que deve estar estudando à beça, mas isso não interessa. O que interessa é que o Banco Real dá sete dias sem juros no cheque especial (piadinha brasileira).
Mas vamos às questões que interessam:

1º) Quantos foras você já deu aí?
2º)Correr de touros, na Espanha, com o chifre tocando nas nádegas é emocionante ou dá tesão?
3º) Os espanhóis são mais bonitos que os seus primos?
4º) Os espanhóis já se acostumaram com a sua risada?
5º) Você foi novamente a uma convenção de lésbica, na Espanha?
6º) Você já contou, na tua escola, que namorou pessoas de alto poder cultural, nas cidades de Cardosos, Onça do Pitangui, Nova Serrana, Papagaios e adjacências?
7º) Você já contou que morou um ano com um primo bonito, gostoso, com grande habilidade caseira e nunca fez sexo com ele?
8º) Que morou num apartamento que o forte era ter um viaduto dentro?
9º) Que tem um primo que ainda escreve cartas com caneta ou lápis?

Bom, são tantas coisas que vou aguardar, ansioso, as respostas das importantes perguntas acima.

Sobre a família “Sardanha” peça a Loló para contar os dois novos escândalos que já provocaram pedidos de CPI:
1º) A CPI do Biscoito de queijo;
2º) E a CPI do Galinheiro do Zé Lacerda, cujo acusado sou eu. Uma injustiça. Só porque pedi apenas US$ 30.000,00 de adiantamento para os projetos.

Um grande beijo, mande notícias e, se tiver pesos, me ligue!

Marcos Saldanha

Belo Horizonte, 12/05/1999

terça-feira, 3 de junho de 2008

Junho chegou, com muitas inquietações e possibilidades

Comecei o mês de junho participando de uma missa no Convento da Penha, que fica a 15 minutos de minha casa. Durante a celebração lembrei-me que há um ano quatro Marias (José, Conceição, Geralda e Olina) haviam me visitado em Vila Velha e também participado de uma missa no mesmo local (foto, com Eloisa). E eu, que há duas semanas estava sem inspiração para alimentar este blog, fiquei novamente animada.

Com certeza, uma das razões do desânimo foi a morte do Tio Toni. No ano passado, a Tia Lilia também já havia partido e mortes de pessoas tão próximas, além da dor da perda, obrigam-nos a encarar a nossa finitude. Amanhã serão nossos pais ou nós mesmos. Estamos, de fato, de passagem.

Mas esse pensamento aparentemente sombrio é motivo de inspiração! É preciso viver em plenitude, aproveitar cada momento, cada pessoa. E foi ai que eu lembrei de nós mesmos, dos nossos risos, das piadas, do jeito próprio dessa família em lidar com os problemas.

E nós precisamos viver e desfrutar tudo isso!

As idéias (que não são só minhas): precisamos de um espaço mais interativo para trocar histórias, notícias, músicas, vídeos etc. Algo tipo redes sociais como Orkut, Ning, Facebook etc. Faço o apelo especialmente para Tadeu. Será que - entre uma música e outra do Fábio Júnior - v. nos ajuda a encontrar uma boa solução?

Outra idéia: podíamos tentar novamente fazer um programa com nossas crianças no sítio do Zé Lacerda. Fizemos isso algumas vezes, coordenado pela Márcia, Kênia e Elizeth. E foi ótimo. Como restam poucas crianças, dessa vez será mais fácil... (e mais urgente!)

Uma Festa Julina, quem sabe?

Não podia deixar de tocar no assunto delicado da pescaria, que segue despertando paixões. A Márcia me contou de uma reunião secreta realizada em Belo Horizonte, com Tadeu, Marcos, Adilson e poucas testemunhas. Preparem-se (os pescadores, não os peixes que provavelmente nem notarão o grupo)!

Ainda nesse mesmo assunto, o meu bom e inteligente amigo tem uma contra-proposta para as mulheres: que tal se, no final de semana da pescaria, todas fossem para praia? Ofereço minha casa. E como estaremos em setembro, é possível que tenhamos passagem com ótimos preços. Terão, é verdade, que trazer os filhos. Mas, de todas as formas, poderemos ficar daqui, comentando e rindo sobre a bobagem que é uma pescaria.

Tchau! Adora vocês! E por favor, comentários sobre estas idéias devem ser inseridos LOGO ABAIXO desta matéria.

E que Nossa Senhora da Penha nos abençoe!