domingo, 30 de março de 2008

Que somos nós?


"Nós somos um povo feio, mas muito engraçado". Assim, Nenê Saldanha costuma descrever sua família. As histórias dessa família - que não é tão feia assim, mas é mesmo muito engraçada - acabaram virando um livro. Tecidos em Família foi lançado no dia 08 de março de 2008, com toda pompa e circunstância, na Câmara Municipal de Pitangui (MG). Como sempre acontece nas festas da família, houve muitos choros e risos, comida à vontade, além de versos, discursos e muita música.

Enfim, foi uma festa ótima. E como sempre, saímos como outras tantas festas agendadas. O principal: o livro está sendo muito lido. Seja para confirmar ou desmentir os fatos ali relatados.

E a leitura trouxe risos e lágrimas. Mas muitas pessoas reclamaram das histórias que ficaram de fora. E os chamados “agregados” consideraram um insulto não haver nenhuma referência a eles.

Fatos ou boatos, o livro ajudou a reviver antigas lembranças e, sobretudo, a fortalecer nossos laços. Aqueles que andavam sumidos, lamentaram os encontros perdidos e prometeram estar mais presentes. Mas ficou a certeza de que somos mesmo uma família especial. Tecida com canções, versos, biscoitos de queijo, bom humor e muita tolerância.

Enfim, uma família engraçada, nem tão bonita, com muitas imperfeições, mas juntos curtimos ser filhos e netos de Esther Saldanha. Por isso nasceu esse blog. Para que esses fios não se percam. E que agora, graças a tecnologia, outras mãos e corações possam ajudar a (re)construir a nossa história.

No dia 13: primas fazem biscoitos e roscas


Aproveitando o alegre espírito pós-lançamento de Tecidos em Família, foi organizada uma reunião das primas para o próximo dia 13 de abril, em Divinópolis, na casa da Tuca. A desculpa oficial: um treinamento sobre como preparar biscoitos, roscas e outros quitutes que tanto sucesso fazem nos encontros familiares.

As irmãs Virgínia e Vilani gentilmente se ofereceram para ministrar o curso. Mas até agora não há informações sobre quem vai doar os ingredientes.

Enquanto seguem os preparativos, tomei a liberdade de postar esta notícia para animar as primas a participarem do evento. Mas, gostaria de sugerir dois pontos que julgo fundamentais para o sucesso da iniciativa:
1- alguém deve explicar ao Edson que, embora ele tenha milhas acumuladas e o curso seja na casa de seus pais, ele NÃO precisa vir dos Estados Unidos para isso. Caso esteja presente, temo que não sobre nenhum biscoito ou rosca para degustação. Além do mais, o encontro é de primas (gênero feminino). Mas Cássia e a Ana Clara serão muito bem-vindas!
2- todos precisam prometer não comentar nada com a Tita, pelo menos até o dia 12. Caso fique sabendo, é bem possível que ela, por conta própria, cancele o curso e transfira-o para a sua casa, em BH. Pior que isso, ela sairá dizendo que nenhuma das sobrinhas leva jeito para fazer biscoito ou rosca ou comece a colocar defeitos no forno da Tuca!