.jpg)
Conta a história que o enlace de Tuca e Joaquim Ferreira foi por pura conveniência. Ela estava solteira e já em idade avançada (para a época). Ele, sempre trabalhando, não tinha tempo para procurar namorada. Assim, um parente prestativo falou com a família Saldanha sobre um rapaz disponível, muito bom “só que um pouco feio”. E o encontro foi arranjado e terminou num belo casamento com cinco filhos.
Joaquim Ferreira, ou simplesmente Quim, reconhecia que não era nenhum Marlon Brando. Mas casaria com uma moça linda, de uma família só com gente bonita! Logo ele sentiu que precisava achar um jeito próprio de brilhar.Como já gostava de leitura e também de música, investiu nessas áreas. Tornou-se assíduo leitor do jornal Estado de Minas e determinado estudioso de violão. Desse jeito Quim conquistou a admiração de toda a família: sempre um bom papo para os que gostavam de discutir política e uma boa modinha para os que preferiam divertir-se. Nunca precisou fazer plástica para melhorar a aparência e, aos olhos de todos, tornou-se um feio muito bonito.
Mas hoje sabemos que o tal parente economizou na descrição dos defeitos. Não mencionou, por exemplo, o fato de Quim Ferreira não gostar de tomar banho. Nem que era muito teimoso, pois ao longo dessas décadas, ele nem tentou gostar de banho. Pior, logo nos primeiros dias de casamento, Tuca descobriu que, embora fosse trabalhador, Quim trocava tudo por uma boa sinuca. E ela, coitada, ficava sozinha na loja enquanto ele tentava encaçapar uma bola.Mas qualidades e defeitos vêm junto quando trazemos alguém para a nossa vida.
A sabedoria, conforme aprendido com Esther Saldanha, é olhar as qualidades e rir dos defeitos. E a cada vez que o marido demorava-se mais na sinuca ou recusava-se a tomar banho, Tuca relevava sua frustação. Ela sabia que, mais tarde, poderia curtir uma boa conversa e, certamente, um ótimo violão.
E foi assim que a família cresceu, sempre rodeada de amigos e parentes: alimentados pelos biscoitos e mingau de fubá da Tuca e pela prosa e música de Joaquim Ferreira.
Um comentário:
Estou adorando o Blog. Sempre que abro e leio o blog eh uma paz muito boa....estou adorando o Blog. Desiree esta otimo. beijos..edson.
Postar um comentário