domingo, 30 de março de 2008

Que somos nós?


"Nós somos um povo feio, mas muito engraçado". Assim, Nenê Saldanha costuma descrever sua família. As histórias dessa família - que não é tão feia assim, mas é mesmo muito engraçada - acabaram virando um livro. Tecidos em Família foi lançado no dia 08 de março de 2008, com toda pompa e circunstância, na Câmara Municipal de Pitangui (MG). Como sempre acontece nas festas da família, houve muitos choros e risos, comida à vontade, além de versos, discursos e muita música.

Enfim, foi uma festa ótima. E como sempre, saímos como outras tantas festas agendadas. O principal: o livro está sendo muito lido. Seja para confirmar ou desmentir os fatos ali relatados.

E a leitura trouxe risos e lágrimas. Mas muitas pessoas reclamaram das histórias que ficaram de fora. E os chamados “agregados” consideraram um insulto não haver nenhuma referência a eles.

Fatos ou boatos, o livro ajudou a reviver antigas lembranças e, sobretudo, a fortalecer nossos laços. Aqueles que andavam sumidos, lamentaram os encontros perdidos e prometeram estar mais presentes. Mas ficou a certeza de que somos mesmo uma família especial. Tecida com canções, versos, biscoitos de queijo, bom humor e muita tolerância.

Enfim, uma família engraçada, nem tão bonita, com muitas imperfeições, mas juntos curtimos ser filhos e netos de Esther Saldanha. Por isso nasceu esse blog. Para que esses fios não se percam. E que agora, graças a tecnologia, outras mãos e corações possam ajudar a (re)construir a nossa história.

Um comentário:

Adriane Campos Oliveira disse...

Ei Desiree,sou Adriane filha da Maria Célia. Tudo bem com você?
Olha amei seu livro e amo essa familia,pena que quase não temos contato.Anota meu endereço do orkut
adrianecoliveira@ig.com.br e meu msn adrianeasco@hotmail.com.
Um grande abraço de sua prima,acho que terceira rsrsrs,Adriane.